Resultados Preliminares da Utilidade do Sistema âncora na Reabilitação do Sistema Postural de Indivíduos com Deficiência Intelectual
Por Ana Carolina Panhan (Autor), Gabriella Andreeta Figueiredo (Autor), Larissa Porto (Autor), Marcela Rodrigues Castro (Autor), Mayara R. Pestana (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O paradigma da âncora, proposto pela primeira vez por Mauerberg-deCastro (2001), consiste em segurar dois cabos flexíveis, um em cada mão, enquanto as massas, que podem conter cargas variadas, são mantidas em contato com o solo durante tarefas com o equilíbrio restrito. O objetivo do estudo foi inserir o sistema “âncora” em aulas práticas de educação física adaptada para avaliar efeitos de longo prazo no controle postural de indivíduos com deficiência intelectual (DI).
Métodos e resultados:
Durante três meses, 12 adultos com DI leve e moderada participaram de 24 sessões de intervenção em um programa de atividade física adaptada. A avaliação pré- e pósintervenção consistiu de tarefas de apoio bipodal paralelo em uma trave de equilíbrio posicionada sobre uma plataforma de força. O parâmetro path length foi obtido do centro de pressão nas duas direções de movimento, médio-lateral e antero-posterior. O efeito significativo para intervenção (p = 0,034) decorreu da redução no path length no pós-teste (78,4 ±28,2 pol) em comparação com o pré-teste (91,1 ±39,0 pol). A interação significativa entre intervenção e condição de tarefa (p = 0.014) revela que a magnitude do path length foi maior no pré-teste na tarefa sem âncora contras as demais tarefas com o sistema âncora.
Conclusão:
Indivíduos com DI podem usar os elementos não-biológicos do sistema âncora de forma exploratória para regular a postura. Ainda, o sistema âncora é uma ferramenta terapêutica útil na estimulação do sistema postural.