Motivos Que Levam Acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros a Se Integrar Ao Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê
Por Erivelton Rodrigues da Silva (Autor), Ana Carolina Rodrigues da Silva (Autor), Emanuel Crispim Vasconcelos (Autor), Fabio Luan Veloso Caldeira (Autor), José Roberto Lopes de Sales (Autor).
Resumo
O grupo de Danças Parafolclóricas Saruê é um projeto de extensão, aprovado pelo Cepex 009/2003. Participam dele acadêmicos de vários cursos da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES e pessoas da comunidade num total de 50 participantes entre músicos, dançarinos, professores e coordenador. Tem seu repertório voltado para as danças folclóricas Brasileiras. O presente estudo teve como foco verificar o motivo que leva acadêmicos de vários cursos a si integrar ao grupo de Danças Para folclóricas Saruê. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semi-estruturado para 21 indivíduos (11 homens e 10 mulheres) com idade ± de 23,61 anos. O estudo foi realizado com parte do corpo de baile por meio de questionário básico, onde o foco principal foi verificar a motivação real para adentrar a um grupo de Danças Parafolclóricas, onde os mesmos não recebem nenhum valor significativo em troca. Vários motivos foram citados pelos entrevistados, tais como: “O interesse pelas diversas culturas” “Encantamento das danças e figurinos” “O gosto pela dança folclórica e enriquecimento profissional”. Portanto o motivo de maior relevância foi o amor pela dança e a busca de novos conhecimentos dentro da cultura brasileira. Portanto, para os acadêmicos que fazem parte do grupo de Danças Parafolclóricas Saruê, a real motivação para está presente no grupo, é o conhecimento das diferentes culturas, a cumplicidades, companheirismo, trabalho, enriquecimento acadêmico e pessoal.