Retornando às Olimpíadas e Saindo das Escolas: Fatores Que Influenciam a Exclusão do Basquetebol da Prática Pedagógica na Disciplina Curricular Educação Física
Por Ricardo Bezerra Torres Lima (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Alguns alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado Educação Física nunca jogaram basquetebol antes de ingressar na universidade. Diante disto, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a ausência do basquetebol como conhecimento nas aulas da disciplina curricular Educação Física. Metodologicamente, o estudo analisou o tema à luz do método descritivo qualitativo com base na hermenêutica-dialética. O caminho para a compreensão do tema passou por uma aplicação de questionário junto aos alunos do primeiro semestre dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco, seguida de tabulação dos dados no SPSS, 10.0. Através da Análise de Conteúdo das respostas obtidas por meio de entrevista semi-estruturada com acadêmicos de Educação Física que nunca jogaram basquetebol antes de ingressar na universidade, foi possível conhecer como era a prática da Educação Física nas suas escolas, bem como a prática docente dos seus professores. A partir daí, foi possível entender os fatores que influenciaram a ausência do conhecimento basquetebol da prática da referida disciplina curricular. Alguns fatores independem da ação direta do professor, tais como a infra-estrutura precária para a prática do basquetebol e as aulas no contraturno do aluno. Descobriu-se, porém, que a maioria dos fatores estão ligados à prática docente do professor e sua atuação profissional, como, por exemplo, a ausência de sistematização dos conhecimentos da cultura corporal com base em programa de ensino; a presença de uma metodologia tradicional e a ausência de qualquer metodologia; a falta de formação continuada. É possível verificar, portanto, que vários fatores são decorrentes da manutenção de algumas ações – e até omissões – pedagógicas do professor de Educação Física. Destaca-se, então, a necessidade de constante análise por parte do professor sobre sua prática docente e sua formação, seja inicial ou continuada. Assim, fica evidenciada a necessidade, também, de se investigar como está se materializando o ensino do desporto na escola atualmente, bem como na formação nas instituições de ensino superior.