Resumo

O jogo deliberado é uma prática livre, organizada pelas próprias crianças, com pouca ou nenhuma supervisão de um adulto, regras e locais flexíveis, quantidade nem sempre homogênea de participantes, que por sua vez, nem sempre serão do mesmo sexo, idade e estatura. Sendo assim, o objetivo da presente revisão sistemática foi verificar quais as contribuições do jogo deliberado para crianças no contexto esportivo. O levantamento sistemático da literatura com etapas adequadas e que proporcionem uma síntese e com-preensão das contribuições do jogo deliberado pode colaborar para a compreensão desse jogo e sua importância para crianças em sua vida esportiva. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática como método de investigação, com busca de escopo prévia, delim-itação da pergunta de pesquisa e método de busca. A pergunta de pesquisa, a definição das palavras-chave e os critérios de inclusão foram elaborados de acordo com a estraté-gia PICo e sua aproximação com o tema. A busca de escopo da literatura foi realizada entre 20/10/2018 e 01/04/2019 nas bases de dados: MEDLINE/PUBMED, SPORTDis-cus, SCIELO e Portal BVS. Foram utilizados os vocábulos próprios de cada base de dados e os resultados das buscas foram armazenados no software gerenciador de referências ENDNOTE® X7. O protocolo da presente revisão foi submetido para regis-tro na base de dados PROSPERO, uma base de dados de revisões sistemáticas, com o objetivo de garantir a transparência no processo de revisão e minimizar o viés de pesquisa. A busca de escopo permitiu que fossem encontrados 10172 estudos nas bases de dados selecionadas, dos quais permaneceram 30 para o presente estudo após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. A busca final retornou 22.008 artigos, dos quais 2123 duplicados foram removidos, permanecendo 388 para triagem. A triagem dos estudos foi realizada por dois revisores de forma independente e em duas etapas: 1) lei-tura de título e resumo e 2) leitura de texto completo. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram incluídos 14 estudos. Os estudos foram lidos na íntegra e da-dos relevantes foram obtidos para revisão sistemática feita neste trabalho. Os resultados indicam que as contribuições do jogo deliberado incrementam as habilidades motoras, cognitivas, psicológicas e sociais de crianças no contexto esportivo, colaborando, inclu-sive, para o prosseguimento da participação esportiva desses jovens, com maiores níveis de divertimento, engajamento e menor percepção de esforço percebido. Conclui-se que o jogo deliberado é uma ferramenta incremental nas habilidades (motoras, cognitivas, psicológicas e sociais) de crianças em sua rotina esportiva. Esses achados podem colaborar na confecção de novos estudos nessa área, principalmente de maneira transver-sal e longitudinal, devido à pouca produção cientifica existente nessa temática

Acessar Arquivo