Revisão Sistemática Sobre Consultoria Colaborativa em Educação Física Adaptada
Por Patricia Santos de Oliveira (Autor), Mey de Abreu Van Munster (Autor), Joslei Viana de Souza (Autor), Lauren J. Lieberman (Autor).
Em 11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA
Resumo
A consultoria é um modelo de suporte à educação inclusiva baseado no trabalho colaborativo entre professores do ensino regular e profissionais especializados. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar na literatura de língua inglesa a produção científica sobre Consultoria Colaborativa em Educação Física Adaptada (EFA). O estudo se caracterizou como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo revisão sistemática da literatura. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática em seis diferentes bases de dados. A partir da coleta de dados foram selecionados e analisados onze estudos que se enquadravam nos critérios de inclusão, publicados no período entre 1995-2015. Os resultados foram organizados em seis categorias temáticas: Conceito e definição de consultoria; Papel do consultor; Planejamento e documentação da consultoria; Etapas da consultoria em EFA; Percepção dos professores de Educação Física regular e EFA sobre consultoria; e principais desafios da consultoria. Como conclusão, ainda que escassos, todos os artigos reforçam a relevância da consultoria colaborativa para a inclusão de estudantes com deficiência em turmas de Educação Física, notou-se também a ausência de produções advindas de países da américa latina, África e Ásia, a partir do exposto sugere-se futuras investigações, especialmente envolvendo estudos empíricos.