Resumo

A consultoria é um modelo de suporte à educação inclusiva baseado no trabalho colaborativo entre professores do ensino regular e profissionais especializados. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar na literatura de língua inglesa a produção científica sobre Consultoria Colaborativa em Educação Física Adaptada (EFA). O estudo se caracterizou como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo revisão sistemática da literatura. Para tanto, foi realizada uma busca sistemática em seis diferentes bases de dados.  A partir da coleta de dados foram selecionados e analisados onze estudos que se enquadravam nos critérios de inclusão, publicados no período entre 1995-2015. Os resultados foram organizados em seis categorias temáticas:  Conceito e definição de consultoria; Papel do consultor; Planejamento e documentação da consultoria; Etapas da consultoria em EFA; Percepção dos professores de Educação Física regular e EFA sobre consultoria; e principais desafios da consultoria. Como conclusão, ainda que escassos, todos os artigos reforçam a relevância da consultoria colaborativa para a inclusão de estudantes com deficiência em turmas de Educação Física, notou-se também a ausência de produções advindas de países da américa latina, África e Ásia, a partir do exposto sugere-se futuras investigações, especialmente envolvendo estudos empíricos.