Resumo
Os pais são os principais agentes de socialização na vida das crianças e adolescentes. Dessa forma, o seu envolvimento no contexto esportivo está associado à motivação que pode interferir na prática de esportes. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi verificar a influência que os pais exercem na motivação de crianças e adolescentes no contexto esportivo. Como método, foi adotada a revisão sistemática por meio das seguintes etapas: a) pesquisa de escopo, identificação da questão de revisão e definição do protocolo; b) pesquisa de literatura; c) triagem de títulos e resumos; d) obtenção de documentos; e) seleção de documentos completos; f) avaliação de qualidade; g) extração de dados; h) análises e sínteses; i) redação e edição. Portanto, foi utilizada para a pesquisa de escopo a estratégia P.I.Co., com a definição dos seguintes itens: “P” de População, “I” de Intervenção e “Co” de Contexto, com todos os descritores formulados para língua portuguesa, inglesa e espanhola, da seguinte forma: a) População: Crianças e adolescentes; b) Intervenção: Motivação e Influência dos pais ou do estilo parental; c) Contexto: Esportes. Sendo assim, a estratégia utilizada foi importante para a construção da pergunta de pesquisa, definição das palavras-chave e obtenção dos critérios de inclusão e exclusão. Dessa forma, a busca de escopo foi realizada no período de 02/04/2019 a 28/04/2019 no Google Acadêmico e em diversas bases de dados com intuito de verificar a aderência, robustez e entendimento do fenômeno. Após a definição do protocolo de pesquisa, a revisão foi enviada para a base de dados PROSPERO, a fim de evitar possíveis vieses de pesquisa. A Busca oficial foi realizada entre os dias 27 e 30/06/2019 nas bases de dados: a) SPORTDiscus; b) Pubmed; c) Scielo; d) Portal BVS; e) Embase. Para realizar as buscas, foram utilizados os critérios próprios de cada base de dados com atenção a todos os sinônimos fornecidos, e os respectivos resultados transferidos para o software gerenciador de referências EndNote® 8. Os estudos reportados com as buscas foram 34.786 estudos, dos quais 12273 foram identificados como duplicados, restando 22.513, dos quais foram incluídos 40 estudos, após a leitura na íntegra foram aplicados os critérios de exclusão dos quais 07 foram excluídos por se tratarem de estudos de revisão. Dos 33 estudos incluídos foram extraídos os dados e construída a discussão com base em sete linhas de investigação dos pais em relação à motivação no contexto esportivo: a) Influência dos pais na promoção da motivação; b) A influência dos pais na motivação dos atletas com deficiências; c) As diferenças motivacionais entre crianças e adolescentes; d) A influência dos pais ativos na promoção da motivação do esporte juvenil; e) O resultado negativo do excesso de cobranças e pressão; f) As diferenças motivacionais promovidas entre mães e pais dos atletas e g) A relação do estilo parental na motivação dos atletas, culminando na conclusão dessa pesquisa