Revisão Sistemática Sobre o Processo de Ensino e de Análise do Goleiro de Handebol
Por Rafael Pombo Menezes (Autor), Felipe Modolo (Autor), Lucia Beltramini (Autor).
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar o panorama de artigos científicos originais sobre as temáticas de ensino e análise de jogo do goleiro de handebol a partir do ano 2000, por meio de uma revisão sistemática. A busca pelos artigos foi feita em bases de dados indexadoras de revistas científicas a partir de critérios pré-estabelecidos. Ao final da fase de seleção, 29 artigos atenderam aos critérios de inclusão e revelaram o atual panorama das temáticas pesquisadas. Os resultados apontaram para um interesse recente nas temáticas, sobretudo na literatura espanhola, apresentando uma predominância da pesquisa quantitativa e a preferência por estudos que envolvam os goleiros adultos de alto nível de rendimento. Além disso, parece haver maior interesse pelos artigos voltados à análise de jogo quando comparados à temática de ensino. Nos artigos de análise de jogo há grande interesse na eficácia do goleiro em situação de jogo, enquanto nos artigos de ensino identificou-se a preferência por estudos sobre o desenvolvimento do repertório motor e capacidades de percepção e antecipação do goleiro de handebol.