Resumo

Identificando a revista Movimento como umainstituição vinculada à história da Escola de Educação Físicada Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nesse artigobuscamos compreender como ocorreu o processo da suaprodução/repercussão, a partir do momento em que seespecializou como um periódico da educação física eminterface com as ciências humanas e sociais (2003-2010). Asrespostas vinculadas a esse objetivo foram obtidas a partirde análises de entrevistas semi-estruturadas realizadas comeditores e ex-editores do periódico, assim como com pessoasem destaque no contexto da acadêmico/científico da EducaçãoFísica Brasileira; também foram analisados documentosvinculados à produção periódica em geral e à revista Movimentoem particular. Pode-se concluir que o processo deespecialização da revista se vinculou à tensão existente nocampo acadêmico/científico da Educação Física Brasileira. Osentido deste periódico não é redutível à socialização doconhecimento, mas engloba, também, um sentido derepresentatividade e de avaliação/classificação no campo,com profundos vínculos com a pós-graduação, com quemtem uma imbricação visceral. Isto fez parte de um processoque se impulsiona no momento de sua especialização e outrosesforços vinculados às lógicas do campo científico. A revistaMovimento é, assim, produto e resultado do seudesenvolvimento e do desenvolvimento da subárea dassocioculturais, onde se consolida como um capital.

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