Editora Faculdade de Saúde Pública. Brasil 2013. None páginas.

Sobre

Prefácio
A promoção da saúde e a qualidade de vida estabelecem uma relação direta e inequívoca em toda a sociedade universal embora tenhamos, obviamente, variações geográficas marcantes na obtenção deste desejável objetivo.

Nas Ciências da Saúde, em especial, a compreensão da realidade, a obtenção das soluções e o enfrentamento dos desafios estão mandatoriamente vinculados ao domínio de conhecimentos específicos ou já socializados que, por sua vez, tornam-se utilizáveis somente através da preservação e do acesso eficaz às informações disponíveis (abertas!) fundamentadas em resultados oriundos de pesquisas reconhecidas.

Contudo, a coleta, normatização, credibilidade e segurança advinda desta avalanche de dados dependem de cuidadosa avaliação por parte de pessoas altamente qualificadas envolvendo pesquisadores, docentes, discentes, especialistas e, particularmente, de profissionais dedicados ao domínio da complexidade da informação onde se destacam entre outros, mas notoriamente, as bibliotecárias e a qualidade das bibliotecas. Isto porque são milhões de artigos em milhares de revistas que dependem de pareceres, de conduta ética, de gestão, da qualidade de banco de dados e da relevância do conteúdo tanto científico como social.

Como o objetivo deste excelente e oportuno livro é dar visibilidade, forma e conteúdo às revistas científicas brasileiras em Ciências da Saúde, só podemos elogiar a iniciativa e parabenizar os autores e organizadores por viabilizarem uma obra que supre uma inaceitável carência neste setor de nossa bibliografia.

Os 5 capítulos cuidadosa e inteligentemente escolhidos trazem enfoque abrangente e esclarecedor de aspectos conceituais, de forma, edição, financiamento, divulgação, idioma, indexação, análise, avaliação, critérios, funções, normas, temporalidade, tiragem, periodicidade e, primordialmente, especificidade de objetivos a serem alcançados. Neste sentido, deve ser realçado que nesta edição o livro destaca 3 áreas relevantes da Saúde: Odontologia, Nutrição e Enfermagem que constituem autênticos modelos bem como referências bem vivenciadas e que balizam exemplos para outras áreas ainda não tão bem estruturadas.

O livro não trata a questão das Revistas Científicas apenas como uma meta de divulgação de resultados para uma comunidade interessada. É muito mais, pois considera sua base teórica, conceitual, metodológica, comparativa, moderna e pedagogicamente impecável, o que só poderia ser obtido agregando-se aqui pessoas de comprovada capacitação nas temáticas selecionadas.

O texto é de fácil leitura, preciso, bem ilustrado com quadros e gráficos, com bibliografia atualizada e criativa apresentação sequencial. Será indubitavelmente uma obra indispensável de referência.

Prof.Dr. Flavio Fava de Moraes
Diretor Científico da FAPESP (1986-1993) e
Reitor da USP (1993-97)

Arquivo