Resumo

Com caráter exploratório-descritivo, esta pesquisa tem por objetivo elucidar o processo de produção de sentidos nos discursos postos em circulação pela mídia impressa sobre a dança em cadeira de rodas. Foram analisadas cinco reportagens a partir dos pressupostos da Análise de Discurso Francesa, com os quais identificamos a tensão característica dos processos de mudança social e de sentido sobre o termo “inclusão”. Por um lado, há sentidos de valorização e equidade que filiam esta inclusão ao paradigma inclusivista, especialmente quando a dança em cadeira de rodas está inserida em espaços direcionados ao público em geral. Contudo, a deficiência aparece como tema de valor, sendo explorada pela mídia em detrimento da pessoa que a possui, o que mobiliza relevantes filiações ao paradigma integracionista. A valorização da diferença apaga a pessoa e produz o silenciamento da dança, do corpo, do artista e de possíveis equidades, promovendo a manutenção de sentidos depreciativos e uma singular distinção onde parece mais conveniente incluir a deficiência do que a pessoa que a possui. Diante desta realidade, se faz necessário investir em ações educativas na sociedade a fim de refutar e reformular tais sentidos depreciativos, ao mesmo tempo em que se desenvolvem condições materiais para subsidiar uma inclusão completa, da pessoa e de suas características.

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