Resumo

Roteiro para elaboração de projeto

Integra

DESENHOS E ENCANTOS DO BUMBA-MEU-BOI NO MARANHÃO

Eixo temático: Cultura e Manifestações folclóricas                

Disciplinas envolvidas: História, Educação Física, Geografia, Artes, Design, Sociologia.

  1. O Contexto Histórico

1.1 O Apogeu econômico do Maranhão (meados do século XVIII até 1894) abrangendo dois períodos:

– o ciclo do algodão (até 1868);

– o ciclo do açúcar (1868 a 1894)

1.2 A Guerra de Secessão nos EUA

1.3 Os primeiros grupos de Bumba-meu-boi no Maranhão

  • A influência cultural dos grupos étnicos na formação da manifestação folclórica
  • O ciclo do Bumba-meu-boi
  1. O vocabulário do Bumba-meu-boi

2.1  O Auto do Bumba-meu-boi

2.1.1  A relação do Auto, do enredo e dos personagens com os aspectos sociais, políticos e econômicos no contexto maranhense.

2.1.2  A crítica social presente no Auto do Bumba-meu-boi

  1. O conceito de Cultura

3.1 Cultura popular

3.2 Cultura de massa

3.3 A Indústria Cultural no contexto do Bumba-meu-boi

3.4 Tradição e Modernidade, impasses e embates.

3.5 A Mercantilização da Cultura Popular

  1. Tarefas (a serem executadas pelos alunos nos arraiais)

4.1 Identificar nos grupos:

– Ritmo, figurino, instrumentos e bailado.

– Observar as toadas e os seus temas, quais os elementos presentes nas letras e nas melodias (cenas históricas, problemas sociais, contexto político da cidade, devoção religiosa, toadas de amor, toadas de pique – provocação a outros cantadores).

– Nome do grupo

– Procedências (relacionadas ao sotaque), ao município de origem do conjunto e, se for da ilha de São Luís, o bairro de procedência.

– observar a evolução do conjunto no terreiro (se há um bailado espontâneo ou se foi feita alguma coreografia).

– Observar o couro do Boi e os elementos presentes na composição do mesmo: motivação religiosa, exaltação da natureza, ou a lembrança do município / comunidade de onde se originou o conjunto.

– Observar se há um traço folclórico no confronto entre “festa” e “representação”.

– Observar a influência da indústria cultural (mídia), empresas, durante a apresentação dos conjuntos nos arraiais.

4.2  Apresentação de Relatórios crítico-descritivos (onde os alunos deverão se posicionar criticamente diante do que foi observado).

4.3 Texto escrito a ser apresentado e socializado em sala de aula

4.4 Avaliação do Projeto com Professores, alunos envolvidos e serviço de orientação pedagógica.