Rua de Lazer: Uma Experiência Prática no Taquari
Por Marcus Vinícius Coelho Luz (Autor), Gabriela de Medeiros Cabral (Autor), Khellen Cristina Pires Correia Soares (Autor), Peri Emerson Silva Cunha (Autor), Cejane M. C. Carvalho (Autor), Vinícios Marciano Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este texto tem como objetivo relatar uma experiência da disciplina de: Recreação e Lazer e Prática como Componente Curricular, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), por meio do Projeto Interação. O projeto aconteceu em 08 de fevereiro de 2019 no período vespertino e reuniu as turmas do curso regular e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR de licenciatura em educação física do IFTO em parceria com a reitoria. A segunda edição do projeto Interação do IFTO, foi aconteceu com a realização de uma rua de lazer no setor Taquari, do município de Palmas. Este projeto teve como finalidade provocar interação entre estudantes do curso de educação física e comunidade, por meio de atividades lúdicas, jogos da cultura tradicional brasileira e rodas de conversa. O conhecimento da disciplina Lazer e Recreação norteou o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação das atividades recreativas e lúdicas, garantindo momentos de lazer e diversão. O lazer para Dumazedier (1973) é considerado como as ocupações que podem ser realizadas de forma não obrigatória sem fim lucrativo para descanso, divertimento ou desenvolvimento de forma que o indivíduo se desligue das obrigações sociais do cotidiano familiar ou profissional.