Resumo

INTRODUÇÃO

Este texto tem como objetivo relatar uma experiência da disciplina de: Recreação e Lazer e Prática como Componente Curricular, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), por meio do Projeto Interação. O projeto aconteceu em 08 de fevereiro de 2019 no período vespertino e reuniu as turmas do curso regular e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR de licenciatura em educação física do IFTO em parceria com a reitoria. A segunda edição do projeto Interação do IFTO, foi aconteceu com a realização de uma rua de lazer no setor Taquari, do município de Palmas. Este projeto teve como finalidade provocar interação entre estudantes do curso de educação física e comunidade, por meio de atividades lúdicas, jogos da cultura tradicional brasileira e rodas de conversa. O conhecimento da disciplina Lazer e Recreação norteou o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação das atividades recreativas e lúdicas, garantindo momentos de lazer e diversão. O lazer para Dumazedier (1973) é considerado como as ocupações que podem ser realizadas de forma não obrigatória sem fim lucrativo para descanso, divertimento ou desenvolvimento de forma que o indivíduo se desligue das obrigações sociais do cotidiano familiar ou profissional.

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