Resumo
O artigo tem como objetivo identificar como o conteúdo rugby é trabalhado nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas do município de Criciúma/SC. Utilizou-se de pesquisa de campo, coletando dados através de questionário aplicado aos professores de Educação Física das redes públicas de ensino. Os critérios adotados para as escolhas das escolas foram os de maior número de alunos matriculados e que contenham os anos finais do Ensino Fundamental. As respostas foram analisadas conforme os autores pesquisados para referencial teórico. O rugby é um dos esportes mais praticados no mundo e atualmente um dos que mais cresce no Brasil. É parte integrante do conteúdo esporte (PCN’s, 1997), considerado não hegemônico e pouco presente na cultura esportiva brasileira. Com base em autores como Abreu (2001), Cenamo (2010), Silva (2015), Teodoro (2015), Confederação Brasileira de Rugby (2017) e World Rugby (2017) foi construída a fundamentação necessária para explicar aspectos relacionados ao rugby. Posteriormente, articulados com Coletivo de Autores (1992) e Kunz (2016) – autores didático-metodológicos de um ensino crítico da Educação Física. Os principais resultados indicam que o rugby está pouco presente nas aulas de Educação Física, devido a questões como falta de conhecimento e de metodologia. Os conhecimentos apontados acerca do esporte foram em grande parte superficiais, tendo forte influência da mídia em sua divulgação. Os docentes apresentaram inconsistência em relação as concepções pedagógicas e seus respectivos critérios de seleção dos conteúdos.
REFERÊNCIAS
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