Resumo

O objetivo do estudo foi determinar a auto-organização do rugby em cadeira de rodas a partir da análise das ações realizadas nas fases ofensivas e defensivas da modalidade. Além disso, foram analisadas as funções exercidas pelas classes funcionais 0.5 a 3.5 na elite do rugby em cadeira de rodas. A amostra foi composta por 34 jogos (4679 ações) dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2020), analisadas a partir do desenvolvimento de um protocolo de observação. As variáveis independentes foram: i) classificação funcional; ii) Jogos Paralímpicos; iii) resultado da partida e iv) nível das equipes. Já as variáveis dependentes foram divididas em ofensivas e defensivas. Os resultados das ações selecionados para análise são: i) ponto; ii) desarme; iii) bloqueio; iv) bola presa; v) falta/violação defensiva ou ofensiva; vi) erro de ataque e vii) intervenção oficial. Para descrever as ações desenvolvidas foi realizada a contabilização da ocorrência dos eventos e aplicação do teste qui-quadrado. A performance de cada classe funcional foi aferida com a aplicação do Kruskal Wallis H test. Para comparar o desempenho das classes funcionais das equipes superiores e inferiores, os fatores que influenciam no resultado final da partida e os Jogos Paralímpicos foi aplicado o Mann Whitney U test. A caracterização das ações de bloqueio foi feita com a aplicação do ANOVA de medidas repetidas, além da utilização do Test t student para comparar as ações com e sem bloqueio por jogo. O rugby em cadeira de rodas é regido por ações que resultam em ponto e as classes funcionais altas (3.0 e 3.5) possuem maior participação nas fases ofensiva e defensiva. O desempenho da classe funcional 1.5, com base no índice desenvolvido, foi relevante e superior ao da classe funcional 3.0 nas equipes inferiores. Ainda, a performance da classe funcional 3.0 é um fator determinante para explicar a diferença entre as equipes superiores e inferiores. As ações de bloqueio defensivo são fundamentais para recuperar a posse da bola sem que o adversário pontue.

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