Resumo

A análise histórica da obra de Rui Barbosa; empreendida neste estudo; tem como objetivo a compreensão da Educação do Corpo das crianças brasileiras na proposta de reforma do ensino primário de 1883; tendo por base as necessidades prementes da sociedade brasileira do final do século XIX; especialmente relacionadas às alterações no modo de produção da sociedade. Questiona-se sobre a importância e os fins almejados com a educação do corpo na referida proposta; fato que exige detalhado trato com as fontes e adoção de procedimentos metodológicos adequados; na tentativa de evidenciar a singularidade do objeto; do posicionamento do autor; do contexto de produção da proposta de reforma; com a universalidade das discussões e necessidades que dialeticamente acompanharam as alterações sociais; políticas e econômicas. Num primeiro momento; evidenciam-se as novas relações dos homens com seus corpos enquanto exigências do movimento do capital e de instabilidade nacional; discutem-se; em seguida; as proposições da reforma aliadas à necessidade de formação do trabalhador livre nacional; e; posteriormente; analisa-se a configuração da educação do corpo no ensino primário. Por fim; considera-se acerca da liberdade; enquanto valor de classe; que emoldura a defesa da educação integral para Rui Barbosa.

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