Ruído e qualidade do sono: estudo entre instrutores de educação física
Por Luiz Felipe Silva (Autor), Maria da Penha Carnevali (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Este estudo investigou a associação entre ruído e qualidade do sono prejudicada em 150 instrutores de educação física, em academias de musculação. Foram aplicados dois questionários: avaliação da qualidade subjetiva do sono e análise de variáveis explicativas. A exposição ao ruído foi analisada. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de regressão logística não condicional, para obtenção dos valores dos odds ratios (OR) ajustados das variáveis significativas. Dois modelos de ajuste adequado se destacaram. O primeiro modelo apresentou as variáveis significativas: realização incorreta das refeições (OR = 2,58, IC 95% 1,08 a 6,02); cor da pele – preta ou parda (OR = 0,53; IC 95% 0,25 a 1,12) e exposição a nível de ruído maior ou igual a 80 dB(A) (OR = 1,90; IC 95% 0,87 a 4,12). O segundo modelo apresentou as variáveis significativas: realização incorreta das refeições (OR = 2,35, IC 95% 0,1 a 5,56); nível de exposição padronizado acima ou igual a 80 dB(A) (OR = 2,03; IC 95% 0,92 a 4,47) e uso de medicamentos para depressão/ansiedade (OR = 0,26; IC 95% 0,53 a 1,33). Esta pesquisa identificou as variáveis que estiveram significativamente associadas à qualidade do sono prejudicada, como a exposição ao ruído, contribuindo para a adoção de medidas preventivas.