Resumo

A interseccionalidade é uma das ferramentas teórico-metodológicas possíveis para entender as múltiplas opressões. Pensar a convergência da interseccionalidade, educação e mais especificamente a Educação Física é de fato importante, visto que no ambiente escolar nos deparamos frequentemente com desigualdades e preconceitos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é mapear os estudos sobre a Educação Física escolar e a interseccionalidade em periódicos nacionais e dissertações elaboradas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) entre os anos de 2013 e 2023. Os resultados apontam para uma variedade de trabalhos que tratam de classe, raça e gênero, alguns deles sem utilizar o termo interseccionalidade, porém são poucos os estudos que propõem uma abordagem interseccional para esses marcadores. A apropriação da categoria interseccionalidade como um recurso analítico pode contribuir para uma atuação profissional comprometida com o reconhecimento das diferenças.

Biografia do Autor

Suelen Gonçalves de Oliveira Cortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

 

 

Mateus Camargo Pereira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

   

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