Saberes Compartilhados no Ensino de Jogos e Brincadeiras: Maneiras/artes de Fazer na Educação Física
Por Júlia Miranda Falcão (Autor), Silvana Ventorim (Autor), Wagner dos Santos (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 34, n 3, 2012. Da página 615 a 631
Resumo
O presente texto descreve um projeto pedagógico para o ensino da Educação Física, desenvolvido a partir do conteúdo jogos e brincadeiras, em uma escola municipal de ensino fundamental, com uma turma do 4º ano. Assume a perspectiva dos estudos com os cotidianos e utiliza, como instrumentos para produção dos dados, a observação, o registro fotográfico e fílmico e a entrevista. Justifica a possibilidade de construção de uma prática docente mediada por uma pesquisa colaborativa no espaço-tempo escolar, no processo de compartilhar as práticas pedagógicas reconhecendo a complexidade, a pluralidade e a singularidade das ações escolares, em especial as produzidas nas aulas de Educação Física.