Saberes do Professor de Natação Infantil: Aprimorando o Conhecimento Teórico Pedagógico
Por Leonardo Ristow (Autor), Anne Maria Tribess Onesti (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Rodolfo Silva da Rosa (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 257, 2019.
Resumo
O objetivo desse ensaio teórico foi interpretar o conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman aplicado ao professor de natação infantil, procurando destacar as implicações na intervenção, formação e nas pesquisas. Se destaca a peculiaridade do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) do inglês, Pedagogical Content Knowledge, diante das demais categorias e sugere que o PCK seja a categoria mais provável para distinguir entre o conhecimento de um expert a um professor mediano de uma determinada área. Pode-se concluir que os conhecimentos do professor de natação infantil, vai muito além dos conteúdos desenvolvidos no ensino superior, já que em grande parte das instituições, são abordados apenas a adaptação ao meio líquido e os processos de ensino e aprendizagem dos quatros nados competitivos.