Saberes Docentes Acerca do Jogo no Contexto Escolar
Por Tiago Nicola Lavoura (Autor), Afonso Antonio Machado (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 6, n 1, 2007.
Resumo
Através de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como procedimento metodológico um questionário com questões abertas, e posteriormente fazendo uma análise de conteúdo das respostas adquiridas, este trabalho teve como objetivo verificar qual é a compreensão que os professores de educação física possuem sobre o jogo, considerando-se o contexto escolar e a valorização desta temática no âmbito da Educação Física. Como resultados, pode-se chegar a duas unidades de significados, de acordo com as respostas dos participantes, e também dos pressupostos do método selecionado, sendo elas: classificação coerente (eixo temático principal I), classificação simplificada (eixo temático principal II), sendo que este último eixo temático principal pode ser subdividido em dois eixos temáticos secundários, a saber: conceituação generalizada (eixo temático secundário 1) e conceituação reduzida. Considera-se que a conceituação e o conhecimento apresentando pela maioria dos professores, nesta pesquisa, acerca do jogo no âmbito escolar, se dá de uma maneira generalizada e simplificada, reduzindo de uma certa forma o conceito do jogo, desconsiderando sua complexidade e transcendência de realização.