Saberes docentes e prática pedagógica na educação superior: diálogos com professores de Educação Física
Por Angelica Madela (Autor), Ricardo Rezer (Autor).
Resumo
ste artigo é fruto de uma dissertação de mestrado que teve por objetivo refletir com professores de educação física (EF) sobre os saberes docentes mobilizados em sua prática pedagógica na educação superior. O trabalho de campo foi desenvolvido com professores de um curso de EF de uma universidade comunitária do oeste catarinense. Se a prática pedagógica, comumente, é compreendida como um “fazer prático”, concluímos que ela se constitui como tempo e espaço circular de “produção de saberes”.
Referências
BORGES, Cecília M. F. A formação dos docentes de educação física e seus saberes profissionais. In: BORGES, Cecilia M. F..; DESBIENS, Jean-François. (Orgs.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas: Autores associados, 2005, p. 157-190.
MINAYO, Maria C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MINAYO, Maria C. S. (Orgs). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
REZER, Ricardo. Educação Física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó, SC: Argos, 2014.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.