Saberes e Movimento - o Diálogo Entre Educação Física e Educação Infantil: Reflexões a Partir da Prática Pedagógica
Por Jaciara Oliveira Leite (Autor), Dayse Alisson Camara Cauper (Autor), Poliana Carvalho Martins (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 7, n 1, 2016. Da página 9 a 19
Resumo
Este texto trata sobre algumas experiências pedagógicas desenvolvidas por licenciandos, em 2010 e 2011, na disciplina de estágio em Educação Física no campo da Educação Infantil. O estranhamento dos estudantes com as crianças pequenas, as dúvidas sobre o que ensinar e a organização do trabalho pedagógico da Educação Infantil, bem como o compromisso pedagógico e a criatividade das propostas, são fontes desta reflexão. Assim destacamos: a importância de que as crianças vivenciem os saberes motoramente, brincando e tendo contatos iniciais com seus significados histórico e cultural; a reciprocidade nas contribuições entre os campos do conhecimento da Educação Física e da Educação Infantil e o trabalho coletivo para uma educação que vise à formação humana das crianças numa perspectiva global