Editora CRV. Brasil 2018. 142 páginas.

Sobre

O livro “Saberes em Ação na Educação Física: temas contemporâneos para a docência” busca dialogar de forma amorosa, humilde e engajada politicamente com os leitores acerca de temáticas que surgem na trajetória formativa dos professores de Educação Física da escola e que, de forma contextualizada, necessitam ser enfrentadas. As questões abordadas nos capítulos versam sobre: a importância da formação continuada progressista na trajetória dos professores de Educação Física; a dificuldade de relacionar a teoria com a prática no ensino da Educação Física, apresentando possibilidades de articular o saber sobre o fazer e o saber fazer amparado em evidências; a Educação em valores e a Educação Física, à luz da teoria de Don Hellison; os impactos do livro didático nas aulas de Educação Física, reconhecendo a necessidade de aprofundar essa discussão; aspectos relevantes de como os estudantes se relacionam com o saber no Ensino Médio, por meio do programa do NTPPS da Rede Estadual de Ensino do Ceará; os dilemas da Educação Física no Ensino Médio Integrado, percebendo a complexidade e a atualidade dessa temática para o contexto escolar; como pensar possibilidades pedagógicas para contextos não institucionalizado de ensino, tais como, os projetos sociais, utilizando a experiência do ensino do surfe para abordar uma educação social. Por fim, comenta sobre a educação Ética-Moral de alunos do Ensino Médio, amparado na teoria de Kolhberg, se apropriando dos jogos cooperativos como mediação pedagógica.