Saberes Escolares da Educação Física: Estudo de Caso em Uma Escola Secundária de Juazeiro do Norte - Ce
Por ândrew França (Autor), Angelo Pergentina Parente Jardim (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 3, 2018.
Resumo
Saberes escolares são entendidos como conhecimentos a serem construídos ou elaborados e que são importantes para a atuação e formação docente. Este estudo teve como objetivo descrever o perfil histórico da disciplina de Educação Física em uma escola secundária, do município de Juazeiro do Norte, para compreender como se constituiu os saberes escolares desenvolvidos desde 2000 até o período de 2016, pretende-se com este trabalho contribuir para que os docentes possam traçar novos saberes escolares da Educação Física. Para isso, a metodologia utilizada estará pautada na investigação qualitativa, onde trata-se de um estudo descritivo, de campo e do tipo histórico-documental. A amostra foi composta por três professores efetivos na rede estadual na disciplina de Educação Física que atuaram/atuam na escola EEM Governador Adauto Bezerra, do município de Juazeiro do Norte, durante o período de 2000 a 2016, seguindo os critérios de inclusão, sendo duas do sexo feminino e um do sexo masculino.Os dados foram coletados através de uma entrevista, seguindo-se de um roteiro, onde foi dividido em quatro etapas: a primeira referente à identificação, e, na sequência, o exercício da docência, a relevância do ensino secundário e por fim, outras informações. Os resultados mostram que a disciplina de Educação Física passou por várias mudanças, tanto no seu contexto curricular, como em sua estrutura. Os professores também passaram por mudanças em relação às suas práticas pedagógicas e aperfeiçoamento profissional. Portanto conclui-se que os saberes escolares estão em constantes transformações, e são elementos fundamentais para a construção do professor e da sua disciplina no ambiente escolar.