Saberes e Práticas Corporais na Formação de Professores de Educação Física na Modalidade a Distância
Por Ari Lazzarotti Filho (Autor), Ana Márcia Silva (Autor), Giovani de Lorenzi Píres (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 35, n 3, 2013. Da página 701 a 715
Resumo
O presente texto comunica o resultado de uma investigação que objetivou compreender como é desenvolvido o saber das práticas corporais num curso de licenciatura em Educação Física (EF) na modalidade a distância. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e a análise dos dados foi desenvolvida com apoio do software Nvivo 9.1. Como resultado, destaca-se que o saber das práticas corporais marca a perspectiva dos componentes da equipe pedagógica, tanto na sua história de vida como em seus processos de escolarização, além de aparecer como preocupação no desenvolvimento do curso na modalidade a distância. Identifica-se essa preocupação, também, no projeto político pedagógico do curso, mas o processo pedagógico parece estar centrado no saber sobre as práticas corporais desenvolvidas através das mídias digitais.