Resumo

O propósito desta tese foi investigar os saberes profissionais dos condutores de trilhas de longa duração (TLD), que atuam em dois Parques Nacionais (PARNAs): do Caparaó (PNC) e da Serra da Capivara (PNSC). Para tanto foi necessário identificar o perfil sociodemográfico, de formação e intervenção dos condutores de TLD dos PARNAs; averiguar os conhecimentos dos condutores nas suas dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais; descrever as situações de aprendizagem profissional dos condutores; e identificar as necessidades formativas para condução de TLD em PARNAs. Realizou-se um estudo descritivo, de natureza exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Participaram da pesquisa 79 condutores de TLD, sendo 39 no PNC e 40 no PNSC. Na coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, baseada em temas geradores definidos a priori. Os recursos da estatística descritiva foram empregados na análise quantitativa dos dados, bem como o teste Qui-quadrado para identificar possíveis associações entre variáveis investigadas. O software QSR NVivo, versão 9.2, foi utilizado na análise qualitativa dos dados, auxiliando na categorização, classificação e organização das informações. Os resultados revelaram que a maioria dos condutores investigados é do sexo masculino (88,6%), possui a educação básica completa ou incompleta (62,0%), é casado ou mantém união estável (55,7%), possui entre 31 e 40 anos de idade (46,8%), recebe até um salário mínimo por mês (72,2%) e mora no entorno do PARNA em que atuam. Enquanto que 55,0% dos condutores do PNSC estão cursando ou já concluíram cursos de graduação ou pós-graduação, 79,5% dos condutores que atuam no PNC possuem apenas formação em nível básico. Nenhum dos condutores investigados realiza ou realizou curso de graduação em Educação Física (licenciatura ou bacharelado). O caráter educativo da condução predominou nos relatos dos condutores do PNSC e o caráter de aventura foi mais frequente entre os condutores do PNC. Embora as dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais marquem os conhecimentos dos condutores, os conhecimentos procedimentais são mais valorizados pelos investigados. Quanto às situações de aprendizagem profissional, a maioria dos condutores, independente do nível de formação e dos anos de experiência profissional, valoriza as situações informais, procurando aprender com os visitantes, com os demais condutores e a partir da reflexão sobre o próprio trabalho. Dentre as necessidades formativas, ressalta-se a preocupação dos cursos de capacitação contemplar a realidade específica de cada PARNA do território brasileiro. Diante das características regionais e respectivos biomas, os cursos necessitam abordar conteúdos de primeiros socorros, bem como sobre a flora, a fauna, a geologia e a história do PARNA. As evidências encontradas permitem concluir que, não menos importante e imprescindível para o trabalho de condução é a formação continuada destes profissionais, assim como a contribuição que a área de Educação Física poderá agregar

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