Satisfação no Trabalho de Professores de Educação Física do Magistério Público Municipal de Porto Alegre
Por Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Jorge Both (Autor), Alexandra Folle (Autor), Marília Garcia Pinto (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 23, n 3, 2015. Da página 5 a 13
Resumo
A carreira docente pode ser analisada a partir de ciclos ou fases que o professor percorre durante a sua trajetória profissional. Diante dessas classificações, busca-se compreender as possíveis mudanças ocorridas na percepção dos professores com o avanço nos ciclos que caracterizam o desenvolvimento profissional docente. Dentre as temáticas abordadas se destacam aquelas relacionadas ao bem estar do trabalhador docente, as quais têm oportunizado um melhor entendimento sobre os fatores que interferem na vida dos professores ao longo dos anos. O objetivo deste estudo foi constatar o nível de satisfação no trabalho de professores de Educação Física da rede municipal de Porto Alegre – RS. Participaram da investigação 64 professores de Educação Física que responderam o QVT-PEF. Apesar dos resultados indicarem que maioria dos professores está satisfeita com o trabalho docente, baixos índices de satisfação foram encontrados nas dimensões remuneração, condições de trabalho e trabalho e espaço total da vida. Além disso, os professores do ciclo de maturidade na carreira estão mais satisfeitos nas dimensões oportunidade futura de crescimento e segurança e constitucionalismo na organização do trabalho do que os colegas que se encontram no ciclo de experimentação na carreira e desempenham suas funções laborais a menos de 10 anos. Cabe destacar que baixos índices de satisfação foram revelados nas dimensões Remuneração, Condições de trabalho e Trabalho e espaço total da vida. As evidências encontradas neste estudo permitem concluir que a maioria dos professores de Educação Física atuantes na rede municipal de ensino de Porto Alegre está satisfeita com o trabalho docente.