Saúde coletiva e saúde pública nos cursos de Educação Física

Por Diogo Gonçalves de Souza de Oliveira (Autor), Renata Veloso Vasconcelos de Andrade (Autor).

Parte de Formação em saúde e educação física . páginas 45 - 64

Resumo

Assim, uma determinada Educação Física e moral do século XVIII já integrava aspectos associados à saúde-doença. No século XIX, a ginástica, enquanto conteúdo privilegiado da cultura corporal, foi tratada como prática institucionalizada em diversos relatórios da Junta Central de Higiene Pública, órgão da Corte Imperial brasileira. Ela foi considerada uma estratégia pedagógica indispensável à terapêutica de moléstias de diferentes naturezas (MELO; PERES, 2016). Como pode ser visto, a relação da Educação Física com a saúde e a saúde pública não é recente. Mesmo que naquela época, e ainda hoje em alguma medida, a educação do corpo fosse primordialmente domínio do saber médico (LUZ; BARROS, 2012). O recente processo de consolidação da profissão Educação Física no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorre a partir da publicação da Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS (BRASIL, 2006; 2014),da criação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (BRASIL, 2008) e da atribuição de código permanente para a profissão no Código Brasileiro de Ocupações - CBO em 2020.