Resumo

Este estudo trata do tema “a saúde docente e a precarização do trabalho no curso de Educação Física em uma faculdade da Rede Privada de Ensino Superior” e teve como objetivo analisar as implicações da precarização do trabalho docente na saúde dos/as professores/as de Educação Física nessa faculdade. Como problema orientador, nos guiamos pela seguinte pergunta: Quais as implicações da precarização do trabalho docente na saúde do professorado do curso de educação física em uma faculdade da Rede Privada do Ensino Superior? Como metodologia, utilizamos a corrente teórica marxista – dialético materialista, por entendermos que os fenômenos estudados não existem de forma isolada, onde se compreende o mundo como um conjunto de processos em que tudo se relaciona e se transforma. Além disso, como procedimentos e instrumentos de coleta de informações utilizamos a análise de documentos, o questionário e as entrevistas semi-estruturadas. Após profunda análise do trabalho de campo, estabelecendo a relação entre o referencial teórico com as informações coletadas, tentamos compreender, interpretar e identificar quais as implicações no engendramento da precarização do trabalho docente e da saúde do professorado do curso de Educação Física na Instituição pesquisada. Com esses fatores sistematizados, foram criadas categorias analíticas, sendo possível compreender com maior profundidade o estudo em foco. No entanto, o campo de pesquisa deste estudo foi uma Instituição da Rede Privada do Ensino Superior privado do Município de Pelotas que oferece os cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, tendo como colaboradores/as os/as professores/as que formam o corpo docente destes dois cursos. A partir da pergunta científica, do objetivo traçado e do tema em foco, tentamos estabelecer a relação da precarização da educação e do trabalho e o que isso representa na educação e na formação humana em geral, ou seja, não somente no campo de pesquisa deste estudo – da Instituição pesquisada. Compreendendo este contexto, foi possível analisar que os/as professores/as estão cada vez mais submersos pela racionalidade presidida pelo regime de acumulação do capitalismo, que precariza explicitamente o trabalho, no qual o engendramento da organização do sistema capitalista afeta a saúde dos/as docentes através das precárias condições de trabalho que estes/as estão expostos/as. A partir desta análise, então, elaboramos duas categorias analíticas que trataram sobre os preceitos do sistema capitalista, suas estratégias e a educação como mercadoria neste engendramento (primeira categoria) para que pudéssemos, então, compreender as condições precárias de trabalho da Instituição (segunda categoria) e que descreve com profundidade o trabalho pedagógico do professorado na Instituição foco de nossa pesquisa, sendo assim, possível aprofundar sobre a particularidade do trabalho dos/as colaboradores/as na Instituição e sobre o tema proposto. Concluímos que a cada ano de existência da Instituição, o trabalho pedagógico em geral se torna mais precário e que faz os/as trabalhadores/as adoecerem de modo substancial, podendo afirmar que a precarização do trabalho e a saúde docente estão intimamente associadas e que dentre os agravamentos de saúde do professorado da IES pesquisada são os problemas ósteo-musculares, problemas vocais e labirintite e que são decorrentes de fatores de saúde mental como: estres, cansaço, desânimo e transtorno de ansiedade. 

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