Resumo

É comum observarmos discussões na literatura sobre a relação que a Educação Física pode ter com a saúde e com a Promoção da Saúde. Esta relação é vista sob diferentes olhares e usualmente é enquadrada em duas grandes perspectivas. Considerando que a saúde aparece como um dos objetivos da Educação Física e que, desde sua inserção na escola, essa disciplina vem se manifestando através de diferentes abordagens e tendências pedagógicas, o objetivo do presente estudo foi investigar como, atualmente, professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro entendem a relação que a Educação Física Escolar (EFE) pode ter com a saúde e a Promoção da Saúde, e identificar a forma como eles introduzem o tema em sua prática pedagógica. Para isso, foi utilizada a plataforma SurveyMonkey, que permitiu, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a criação e o envio de questionário eletrônico diretamente para o e-mail institucional de todos os professores de Educação Física da Rede Municipal do Rio de Janeiro (cerca de dois mil). O questionário, que foi submetido à Validade de Face e obteve bons níveis de Estabilidade Temporal e Consistência Interna em seu teste piloto, foi respondido por 277 professores da Rede Municipal. Foram aplicados os testes t de student e qui quadrado para análise do perfil dos respondentes e a estatística descritiva simples para enquadrar os respondentes dentro das diferentes perspectivas desta ambígua relação que a EFE pode ter com a saúde e a Promoção da Saúde. Por fim, verifiquei se existiam correlações entre o perfil da amostra com os “escores” obtidos nas questões específicas através da Correlação de Spearman. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores participantes da pesquisa compreende que Promoção da Saúde é um movimento de grande amplitude em busca da qualidade de vida das pessoas; que os fatores sociais, econômicos e culturais são determinantes do binômio saúde-doença; e ainda que ações individuais de mudança de comportamento não conseguirão alcançar os objetivos de uma EFE orientada à saúde. O estudo apontou ainda para algumas tendências, identificando correlações que servem de incentivo a estudos futuros, como por exemplo: quanto maiores a idade e o tempo de formado, mais afeitos são os respondentes a uma visão conservadora de saúde e Promoção da Saúde, que desloca a atenção para a adoção de comportamentos considerados saudáveis. Foi possível observar também, que os respondentes que possuem outra profissão que não a Educação Física, tenderam a conceituar a Promoção da Saúde de maneira menos conservadora, respeitando a influência dos determinantes gerais sobre a saúde

Acessar Arquivo