Resumo

Diante da realidade atual, na qual grande parte das tarefas cotidianas agrega modificações significativas no estilo de vida da população, as práticas pedagógicas da disciplina de Educação Física Escolar e as propostas curriculares passam a adquirir grande relevância. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar, avaliar, debater e quantificar as práticas corporais, propostas nos documentos orientadores do Estado de São Paulo, que se relacionam ao eixo Saúde e Qualidade de Vida. Em relação ao eixo temático Saúde, avaliou-se que a quantidade de conteúdos oferecidos representa 37,3 % do total de conteúdos no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Porém, nos conteúdos, as propostas de práticas pedagógicas se associam, prioritariamente, aos aspectos biológicos da saúde. Outro aspecto observado está na desvinculação do currículo a realidade da unidade escolar. Concluiu-se ser necessário avanço na formação continuada dos professores, assim como relacionar as Propostas Curriculares ao Projeto Político Pedagógico das escolas.

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