Saúde e Qualidade de Vida na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo: Uma Análise Documental
Por Thiago Villa Lobos Mantovani (Autor), Adriano José Rossetto Junior (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Marco Antonio Uzunian (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2018.
Resumo
Diante da realidade atual, na qual grande parte das tarefas cotidianas agrega modificações significativas no estilo de vida da população, as práticas pedagógicas da disciplina de Educação Física Escolar e as propostas curriculares passam a adquirir grande relevância. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar, avaliar, debater e quantificar as práticas corporais, propostas nos documentos orientadores do Estado de São Paulo, que se relacionam ao eixo Saúde e Qualidade de Vida. Em relação ao eixo temático Saúde, avaliou-se que a quantidade de conteúdos oferecidos representa 37,3 % do total de conteúdos no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Porém, nos conteúdos, as propostas de práticas pedagógicas se associam, prioritariamente, aos aspectos biológicos da saúde. Outro aspecto observado está na desvinculação do currículo a realidade da unidade escolar. Concluiu-se ser necessário avanço na formação continuada dos professores, assim como relacionar as Propostas Curriculares ao Projeto Político Pedagógico das escolas.