Saúde em Foco no Instagram: Estratégias de Comunicação, Educação e Capacitação em um Ensaio Clínico Controlado Randomizado em Cluster no Vale do Jequitinhonha e Mucuri
Por Gabriela Teodora De Souza Sanches (Autor), Pedro Pavesi Simão Albani (Autor), Taiza Dos Santos Azevedo (Autor), Sueli Ferreira Da Fonseca (Autor), MIlena Soriano Marcolino (Autor), Daisy Motta-Santos (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
O projeto Controle da Hipertensão e diAbetes em MINas Gerais (CHArMING) consiste em um ensaio clínico controlado randomizado em cluster, com o objetivo melhorar o controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus. Ele envolve a implementação de intervenção multifacetada em 05 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Carlos Chagas, Novo Cruzeiro, Carai, Malacacheta e Poté) e já incluiu 7.900 pacientes. Tendo em vista que o Instagram® desempenha um papel crucial na divulgação e comunicação Objetivo: O objetivo principal deste estudo é descrever a criação e manutenção de um perfil no Instagram®, como uma ferramenta estratégica para comunicação entre pesquisadores e profissionais da APS dos municípios envolvidos, divulgar as etapas e avanços do ensaio clínico, facilitar a interação com profissionais da APS, motivar a participação dos profissionais locais, além de destacar a cultura local. Métodos: A metodologia foi baseada na criação de um perfil no Instagram®, definição do conteúdo estratégico, análise e engajamento dos profissionais, conforme explicado a seguir: Criação do perfil no Instagram®: Foi criado um perfil na plataforma Instagram® no dia 07 de julho de 2022, com o nome @projetocharming, onde são compartilhadas informações relacionadas ao projeto. A equipe do Instagram® do projeto conta hoje com cinco acadêmicos de Medicina da UFVJM e uma acadêmica de Medicina da UFMG, uma Fisioterapeuta (docente da UFVJM) e uma profissional de Educação Física. São realizadas reuniões on-line semanais para sugestões e ajustes dos conteúdos. Conteúdo estratégico: Desenvolvemos um plano de conteúdo que inclui atualizações regulares sobre ações locais, como as feiras de saúde realizadas, divulgação dos cursos de capacitação on-line e oficinas presenciais, etapas do projeto, recrutamentos e datas limites, comunicação com os profissionais de saúde participantes do projeto, informações sobre hipertensão e diabetes, conteúdo da cultural local, divulgação dos eventos científicos e artigos em que dados do estudo são apresentados. Engajamento com profissionais de saúde: Promovemos a interação com profissionais da APS locais por meio de mensagens diretas e convites para participar ativamente das discussões. Incentivamos também através das teletutorias dos grupos intervenção a marcarem o nosso perfil nos stories. Ainda, solicitamos gravação de vídeos de profissionais de saúde participantes do projeto. Análise: Para avaliar o impacto do perfil, utilizamos a ferramenta Instagram Insights. Resultados: No dia 25 de agosto de 2023, o perfil possuía 969 seguidores, 252 publicações e um alcance nos últimos 30 dias de 1,8 mil contas (Figura 1). Os formatos principais nos últimos 30 dias (26 jul - 24 de ago) com base no alcance foi reels (1.554), publicações no feed (867), stories (555) e vídeos (6). As principais cidades que acessam o perfil foram Teófilo Otoni (15,5%), Belo Horizonte (13,5%), Malacacheta (6,3%) e Poté (5,8%). Os seguidores do perfil são prioritariamente mulheres (69,8%) e a faixa etária predominante é de 25 a 34 anos (36,4%), 35 a 44 anos (25,7%), 18 a 24 anos (22%) e 45 a 54 anos (9,2%). Conclusão: Este estudo demonstra como a criação de um perfil no Instagram® pode ser uma estratégia eficaz para promover a comunicação, educação e capacitação com profissionais de saúde em um estudo de implementação de uma estratégia multifacetada, facilitando o acesso dos profissionais com os pesquisadores.