Resumo
O objetivo desta pesquisa foi compreender os fundamentos da teoria da determinaçãosocial do processo saúde-doença e da Pedagogia Histórico-Crítica, contribuindocomreflexões sobre as possibilidades para a Educação Física escolar apartir dospressupostos destas abordagens. Para isto, o caminho metodológico escolhidotemcomo referência o autor Dermeval Saviani, o qual aponta três passos cruciaisnaconstrução da sua teoria pedagógica, os quais foram adaptados nesteestudo. Oprimeiro se refere a uma aproximação e aprofundamento comos objetos deestudo,no caso deste estudo, a Saúde Coletiva na perspectiva da determinaçãosocial dasaúde, e a Pedagogia Histórico-Crítica, tendo como autores principais: Breilh(2010;2013), Laurell; Nogueira (2010); Duarte (2013, 2016, 2019); Galvão, LavouraeMartins(2019) e as principais obras de Saviani. O segundo, uma reflexão e críticadasteoriashegemônicas predominantes, no caso do paradigma da Aptidão Física RelacionadaàSaúde, analisando as principais produções dos autores precursores de tal paradigma,Markus Vinicius Nahas e Dartagnan Pinto Guedes. Por fim, a elaboraçãodeumproduto educacional, um guia reflexivo, como síntese construída apartir dasapropriações desenvolvidas neste estudo. Entre as principais conclusõesdestapesquisa está a necessidade de se avançar na construção de proposiçõesmetodológicas consistentes de ensino da Educação Física escolar combasenaPedagogia Histórico-Crítica, superando os limites do entendimento darelaçãodecausalidade entre a Educação Física escolar e a saúde, como propõe o paradigmadaAptidão Física Relacionada à Saúde.