Resumo

O objetivo foi identificar a frequência com que os temas relacionados à saúde são ministrados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, a partir da percepção dos alunos, bem como, verificar quais temas de aula relacionados à saúde, possuem maior importância na percepção desses alunos. Esta pesquisa utilizou o método survey. Foi utilizado para a coleta das informações, um questionário, elaborado pelos autores, contendo 25 possíveis temas de aula relacionados à saúde. O questionário foi aplicado presencialmente, impresso ou por formulário eletrônico. Participaram 178 alunos da 3º série do Ensino Médio, período diurno, de sete escolas públicas de Irati-PR. Os resultados apontaram, que os temas indicados pelos alunos, com maior frequência, foram: significado de termos e conceitos relacionados à saúde (87,1%), exercício físico e qualidade de vida (85,4%), alimentação e estética corporal (84,3%) e efeitos do alongamento (83,7%). Os temas indicados com menor frequência foram: saúde e seu contexto histórico (30,9%), ginástica laboral (27%), atividade física na gestação (24,7%), academia e o modismo (24,2%). Dentre as temáticas, dez foram consideradas muito ou extremamente importantes para a maioria dos alunos e dois temas indicados como pouco abordados, surgiram como muito importantes ou extremamente importantes na perspectiva dos alunos (suplementos nutricionais e atividade física na gestação). Com base nos resultados e em contraposição à uma visão estritamente biológica da área, consideramos que as aulas de Educação Física no Ensino Médio devem englobar também os determinantes sociais, oportunizando aos alunos uma visão ampliada de saúde, com apresentação e discussão de temas que dialoguem com sua realidade.

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