Scout no Futebol: Uma Ferramenta Para a Imprensa Esportiva
Por Caroline Colucio Vendite (Autor), Laércio Luis Vendite (Autor), Antonio Carlos de Moraes (Autor).
Em XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
As partidas de futebol têm se constituído num dos principais eventos da mídia televisi-va, transformando-se em investimentos para os patrocinadores e, em muitas vezes como a única fonte de renda para os clubes. Assim sendo, podemos observar uma série de a-trativos para prender a atenção dos telespectadores durante as transmissões. Esses atra-tivos vão desde câmeras que nos dão a impressão de estarmos dentro do gramado, até dados sobre a performance da equipe ou do jogador, abordando o desempenho no de-senvolvimento dos fundamentos do jogo de futebol. Estes dados permitem que o teles-pectador possa verificar o comportamento das equipes naquele dia. O mapeamento do jogo de futebol quer seja individualizado ou em equipe, tem recebido o nome de “Scout”. Com o “Scout” da partida, mesmo o telespectador que não acompanha diaria-mente o futebol, tem condições de perceber o que está acontecendo no jogo. Além de ser um atrativo para o telespectador, o “Scout” tem como utilidade servir de ferramenta para os profissionais que atuam diretamente no futebol (técnicos, preparadores físicos) na preparação global da equipe. Também os integrantes da mídia escrita e falada tem em mãos dados que lhes permitem escrever com propriedade os acontecimentos obser-vados durante a realização de partidas de futebol, bem como os comentaristas esportivos também utilizam os dados para tecerem seus comentários.