Editora Acadêmica Editorial. Brasil 2021. 142 páginas.

Sobre

Sedentarismo e motricidade: relações no cotidiano escolar / Fábio Soares da Costa, Danys Marques Maia Queiroz, Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses, organizadores. – Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2021. E-book. ISBN: 
APRESENTAÇÃO A escola, como locus de aprendizagens e educação para a vida, é um dos alicerces para a compreensão dos fatores biológicos, psicológicos, sociais e afetivos relacionados ao sedentarismo e a todos os hábitos que se relacionam a ele. No mundo, a OMS afirma que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortes. No Brasil, metade da população não pratica atividades físicas avaliadas como insuficientes pela OMS, ou seja, não praticam atividade física alguma ou praticam menos de duas horas e meia de esforço moderado por semana ou 75 minutos de atividade intensa (GUTHOLD e al. The Lancet, 2018). Este contexto é um dos fatores motivacionais para a construção deste livro, pois pensamos que a escola é o primeiro e um dos mais importantes aliados para a mudança deste paradigma social. É na escola que podemos iniciar e desenvover inúmeras atividades educacionais que estimulem o movimento, que alertem para os prejuízos à funcionalidade corporal que a inatividade produz, e ainda, é na escola que se constrói um ambiente propício para a diminuição das chances de mortes prematuras por conta da vulnerabilidade da saúde humana.
 

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