Integra

Introdução: Nos últimos anos a popularidade do Circo vem crescendo, não apenas entre os que ficam sentados admirando todas as fantásticas apresentações, mas também, entre aos que se aventuram a praticar as diferentes modalidades circenses. Com o aumento de interesse da população em prestigiar e praticar as artes circenses houve também um crescimento da oferta de aulas e espetáculos, entretanto, aspectos como a segurança, neste tipo de atividade parecem não ter tido uma evolução tão significante, notamos isso por relatos frequentes de acidentes de diferentes proporções. É fato que, publicações científicas sobre o tema segurança no circo ou algo semelhante são praticamente inexistentes, apesar de sua importância.

 Objetivos: Este estudo teve como objetivo geral buscar elencar parâmetros básicos sobre segurança, no âmbito circense, buscando ampliar a "cultura de segurança" neste setor, bem como contribuir com o escasso referencial teórico sobre este tema. Teve ainda como objetivos específicos: discutir o conceito de Segurança a partir do referencial teórico de outras áreas: trabalho, indústria, esporte, medicina, enfermagem; Elencar os fatores de risco e as medidas de segurança para a minimização de cada fator; Viabilizar a aplicação dos conhecimentos obtidos, respeitando as especificidades do Circo; Apresentar um plano de ação em caso de emergências. Elaborar um projeto padrão de "cultura de segurança" para o Circo.

 Metodologia: Esta pesquisa teve um caráter exploratório, cujo inicio se deu a partir de uma revisão bibliográfica, com o intuito de conhecer detalhadamente como o tema em questão vem sendo abordado pela literatura. Por outra parte, o presente trabalho se estrutura como uma Pesquisa Teórico-empírica (PTE): quando além da pesquisa bibliográfica, é realizado um trabalho de campo, a partir de entrevistas semiestruturadas junto a circenses (especialistas).

 Resultados e Conclusão: Este estudo nos levou a perceber que a segurança no âmbito circense é de fato um assunto muito pouco abordado no cenário nacional. Assim apresentamos como resultado do presente estudo uma proposta com idéias gerais sobre medidas de segurança para o circo. Notamos também a necessidade da elaboração de um check list universal que permita uma avaliação das condições de segurança do circo em vários aspectos (aparelhos, fiação elétrica, extintores, qualidade e estado de conservação dos materiais...) para tentarmos então classificar os circos como seguros ou não. Podemos concluir por meio deste estudo que todas as medidas aqui propostas têm como único objetivo aumentar a segurança no circo á curto prazo, para que á longo prazo possamos adquirir uma cultura de segurança no circo, o que com certeza traria mais credibilidade a categoria circense e auxiliaria no avanço e no desenvolvimento desta arte milenar.