Seis Sessões de Treinamento de Força Isométrico São Eficazes em Reduzir a Pressão Arterial de Idosos Hipertensos Institucionalizados
Por Luiz Humberto Rodrigues Souza (Autor), Joyce Bomfim Vicente (Autor), Vivian Cabral Euzébio Moraes (Autor), Geiziane Leite Rodrigues Melo (Autor), Rafael Reis Vieira Olher (Autor), Ioranny Raquel Castro de Sousa (Autor), Rodrigo Vanerson Passos Neves (Autor), Brande Ranter Alves Soares (Autor), Thiago dos Santos Rosa (Autor), Milton Rocha de Moraes (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A hipertensão arterial (HA) é uma das doenças mais comuns na população de idosos, que aumenta exponencialmente no Brasil. O treinamento de força (TF) dinâmico tem sido proposto como um adjuvante no controle e tratamento da HA. No entanto, nos últimos anos o TF estático (isométrico), usando força de preensão palmar (FPP), também vem demonstrando ser eficaz para reduzir a pressão arterial (PA) em adultos hipertensos. Contudo, há um hiato na literatura sobre em que momento do período de TF isométrico já se obtém uma redução significativa da PA, sobretudo em idosos hipertensos.Objetivo: Verificar o efeito do TF isométrico de preensão palmar em um curto período sobre as respostas cardiovasculares de idosos hipertensos institucionalizados. Materiais e Métodos: Vinte idosos hipertensos sedentários (75,8 ± 1,4 anos), com pressão arterial (PA sistólica - PAS 124 ± 3 mmHg; PA diastólica - PAD 74 ± 2 mmHg; PA média - PAM 91 ± 2 mmHg) e frequência cardíaca controladas (FC 77 ± 2 bpm) foram divididos em grupo controle sem exercício (GC= 10) e grupo isométrico (GI=10). O TF isométrico foi realizado com um dinamômetro portátil hidráulico de preensão palmar (Jamar® dynamometer, IL, USA); foram realizadas 4 séries de 1 isometria bilateral, a 30% da contração voluntária isométrica máxima (CVIM), com 2' de pausa entre séries, 3 vezes por semana em dias não consecutivos, em um período de 2 semanas. Os parâmetros cardiovasculares foram monitorados em cada sessão pré e pós-treinamento pelo método oscilométrico usando um equipamento automático (3AC-1 BP, Microlife, Suíça), e a média foi calculada semanalmente. Para analisar os dados, utilizou-se a Two Way ANOVA para medidas repetidas (SPSS 20.0); o alfa adotado foi de 0,05 e os valores foram expressos em média ± erro padrão. Resultados: As respostas cardiovasculares após o curto período de TF isométrico. Conclusão: Este estudo é o primeiro a demonstrar o período (time course) para a redução significativa dos níveis pressóricos induzidos pelo TF isométrico em idosos hipertensos institucionalizados, in loco. O uso de um dinamômetro portátil de baixo custo e fácil aceitação foi eficaz como um pronto tratamento não farmacológico da HA. É possível que estes resultados possam ser replicados em clínicas, hospitais e no atendimento personalizado (home care).