Seleção dos Esportes Para as Aulas de Educação Física: Perspectivas de Professores com Base no Currículo do Estado de São Paulo
Por Eliane Isabel Julião Fabri (Autor), Fabiana Andreani (Autor), Glauco Ramos (Autor), Lílian Aparecida Ferreira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012) foi elaborado com influência da perspectiva do “se movimentar”, em que o sujeito passa a ter mais importância, ou seja, não é apenas o movimento em si que interessa (KUNZ, 1994). Este currículo anuncia uma proposição de envolver diversos conteúdos da cultura corporal de movimento, dentre eles o conteúdo esporte. Neste cenário, é preciso empreender esforços para compreender os impactos dessa proposta para a prática docente, considerando como os professores avaliam este processo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar os esportes selecionados pelos professores nas aulas de Educação Física e os motivos que apresentam, tendo como pano de fundo o currículo de Educação Física do Estado de São Paulo.