Semana Olímpica em Uma Escola Pierre de Coubertin: Vivenciando na Prática os Valores Olímpicos
Por Isadora Marmentini (Autor), Larissa Tressi (Autor), Bruno Felipe Assoni Faleiro (Autor), Edenir Serafini (Autor), Indiana Paula Bagnara (Autor), Vanderlei Ramos de Oliveira Junior (Autor), José Luis Dalla Costa (Autor), Kelly Centenaro Giacomel (Autor), Rodrigo Krempaski Ribeiro (Autor), Stefany Krebs (Autor), Pedro Henrique Baidek (Autor).
Parte de Anais do Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e III Simpósio Latino-americano Pierre de Coubertin . páginas 126
Resumo
A Educação Olímpica (EO), idealizada e consolidada na atualidade, caracteriza-se por um conjunto de atividades pedagógicas e de caráter multidisciplinar e transversal, tendo como eixo integrador os Valores Olímpicos (VO): Respeito, Amizade e Excelência. Com o objetivo de promover o Olimpismo, a EO e os VO, o Grupo de Estudos em Educação Olímpica (GEPEF/EO), professores de Educação Física da Escola de Educação Básica e do Curso de Educação Física da URI Erechim desenvolveram a Semana Olímpica (SO) de 21 a 25 de junho de 2021. Os benefícios como atividade física, educação e inclusão social, foram abordados durante as atividades. A SO oportunizou vivências de VO para a vida. Várias ações foram desenvolvidas com as Séries Iniciais, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Foram propostas atividades recreativas, circuitos de habilidades motoras, carrinho de lomba, ginástica artística, basquete em cadeiras de rodas e a criação de frases olímpicas, por parte dos estudantes, que buscaram colocar em prática a essência dos VO. Também foram realizados diversos momentos de explanação sobre o Olimpismo, onde os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, entoar o Hino Nacional, realizar o Juramento Olímpico e vivenciar um pouco desse amor e respeito pela Nação. A Escola durante a SO, vive com maior intensidade os VO devido às grandes ações desenvolvidas. Essas vivências proporcionaram uma interação maior com o âmbito escolar, que estava escassa, devido a pandemia da COVID-19. Por meio da abordagem utilizada, os estudantes praticaram em todas as atividades os VO, diferente do que estavam habituados a fazer no ensino remoto, como ocorreu nos últimos meses. A SO proporcionou uma experiência única e diferente, engajando estudantes e professores na busca de praticar os VO não só na escola, mas na sociedade como um todo.