Senior Fitness Test no Risco de Queda em Idosos Um Estudo Prospectivo
Por Giovana Zarpellon Mazo (Autor), Fernando Luiz Cardoso (Autor), Daniela Custódio (Autor), Enaiane Cristina Menezes (Autor), Ana Carolina Silva de Souza Moreira (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 34, n 2, 2020. Da página 195 a 203
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a capacidade da bateria motora Senior Fitness Test (SFT) em predizer o risco de queda em idosos. Participaram do estudo 53 idosos, com idade entre 60 e 80 anos. A aptidão física funcional foi avaliada através da bateria motora SFT. A Falls Efficacy Scale International (FES-I) foi usada para avaliar o nível da preocupação de sofrer queda dos idosos. Os testes motores da bateria SFT, agilidade/equilíbrio dinâmico e caminhada de 6 minutos apresentaram capacidade preditiva. O medo de sofrer queda, o desempenho nos testes de força de membros inferiores e o teste de caminhada de 6 minutos contribuíram para o desempenho no teste de agilidade. O baixo desempenho no teste de agilidade foi diretamente associado com a queda em idosos e com o medo de sofrer queda. Sugere-se que o testes de agilidade e de força muscular dos membros inferiores são importantes preditores de risco de queda em idosos.