Sensações e emoções proporcionadas pelas atividades de aventura na natureza em acadêmicos do curso de licenciatura em educação física da UFSM
Por Patrícia CardosoTrauer (Autor).
Resumo
O estudo sobre fatores emocionais dos participantes nas aulas sobre atividades de ventura na natureza, do Curso de Educação Física da UFSM/RS, significa, entre outros, a valorização de fatores subjetivos dos alunos. Fatores que tão pouco ou nada são levados em consideração pelas tendências educacionais conservadores e/ou tecnicistas. Os participantes destas aulas são considerados sujeitos de suas ações, visto que os postulados estão sendo norteados pelo movimentar-se humano; que significa uma das formas de linguagem do diálogo homem-mundo.. Sendo assim, buscamos conhecer concretamente aspectos, instrumentos e/ou meios que justifiquem conseqüências e mudanças no comportamento subjetivo dos participantes, dadas por suas experiências e vivências através de seu movimentar-se. Desta forma nos aproximaremos dos fatores emocionais dos alunos, sendo fatores que influenciam estes sujeitos em suas formas de pensar, agir e sentir em relação às situações surgidas nas aulas