Sentidos das Práticas Corporais Fora da Escola Para Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por Fábio Machado Pinto (Autor), Jaison José Bassani (Autor), Alexandre Fernandez Vaz (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 34, n 4, 2012. Da página 909 a 923
Resumo
No presente trabalho são analisados balanços de saberes e questionários de 585 alunos da quarta série de 15 escolas da rede pública de Florianópolis-SC, objetivando compreender os sentidos atribuídos às práticas corporais aprendidas fora da escola. Nossos resultados revelam que: a) elementos socioculturais marcam o sentido das práticas corporais aprendidas fora da escola; b) as práticas corporais preferidas pelos alunos, extramuros escolares, são de caráter institucional, especialmente esportes coletivos e individuais; c) apesar das dificuldades dos escolares para refletir por escrito sobre as práticas corporais, foram identificadas categorias relacionadas ao sentido dessas práticas, entre as quais predominam o sentido do prazer.