Resumo

Este trabalho busca envolver as seguintes temáticas: Educação Física, juventude e ensinomédio, para apreender a Educação Física nos últimos anos da educação básica a partir do quedizem os jovens, considerando os sentidos que eles atribuem à este componente curricular. Asperguntas que nortearam esse trabalho são: Quais são os sentidos atribuídos à Educação Físicapelos jovens após vivenciada uma
 prática inovadora ? Qual o interesse dos jovens na escola?Como os jovens entendem que a Educação Física escolar está vinculada a esses interesses?Como a visão de Educação Física e de escola do professor de Educação Física intervêm nomodo dos jovens conceberem a área? Ao olhar para o grupo de alunos do ensino médiobusquei considerar os jovens alunos como sujeitos, estudantes de uma determinada escola,influenciados e influentes por/em suas redes de sociabilidade, com uma certa trajetóriaescolar, com crenças e valores diversos. Tudo isso está relacionado com a dinâmica da vidasocial dos jovens e sugere atribuições de sentidos à Educação Física. Para delimitação de umcampo investigativo da pesquisa que desse voz aos jovens o meio de pesquisa utilizado foi atécnica do Grupo Focal
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 GF, e para enfatizar a prática do professor de Educação Física dessegrupo foi realizada uma entrevista com o mesmo. O Grupo Focal foi realizado em uma escolada rede estadual de ensino, localizada em Campinas-SP, com jovens do segundo ano deensino médio, alunos de um mesmo professor de Educação Física, o qual foi identificado napesquisa como professor com práticas inovadoras. No Grupo Focal foram realizados debates eoutras dinâmicas como estratégia para discutir com os jovens sobre as questões norteadoras dapesquisa. Para tanto, no primeiro capítulo, busco esclarecer o caminho que foi seguido paradesenvolver a pesquisa, como foi estabelecido o diálogo com os jovens, ilustrar o cenário dapesquisa e apresentar de forma sucinta os sujeitos envolvidos no trabalho. No segundo,abordo o que é juventude, como se dá a construção da identidade juvenil e suas implicaçõesna relação da escola com a juventude; em seguida, no terceiro, revisito literaturas próprias daEducação Física para explicitar nossa visão da área, a qual nos possibilita pensar umaproposta para este componente curricular no ensino médio que busca considerar seu públic oalvo - os jovens. Após, nos quarto e quinto capítulos apresento as reflexões e interpretaçõessubsidiadas no campo investigativo com os jovens e na entrevista com o professor. Por fim,apresento as considerações finais.
 

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