Sentidos e significados do ensino do esporte na educação física escolar: descolamentos históricos e proposições contemporâneas
Por Fernando Jaime González (Autor), Valter Bracht (Autor), Francisco Eduardo Caparroz (Autor), Paulo Evaldo Fensterseifer (Autor).
Parte de Legados do Esporte Brasileiro . páginas 121
Resumo
A escolarização do esporte
É bastante conhecido o debate, nos primeiros passos da consolidação da Educação Física como componente curricular – no final do século XIX e no início do XX –, entre os defensores da ginástica e os adeptos do esporte como meio adequado de educação física. Esse debate também está presente na Educação Física brasileira do início do século XX, em parte devido à ascendência da instituição militar no desenvolvimento da EducaçãoFísica neste período, na qual predominava a prática da ginástica. Essa ideia de predomínio, no entanto, precisa ser matizada, pois já havia um processo de escolarização do esporte em andamento, e os próprios métodos ginásticos contemplavam (incorporavam) a atividade atlético--esportiva, como era o caso do método francês1 , adotado oficialmente pelo exército brasileiro e estendido às escolas por força de lei em 1931.