Sentidos e Significados do Esporte no Contexto da Educação Física Escolar
Por Clóvis Marcelo Sedorko (Autor), Silvia Christina Madrid Finck (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 10
Resumo
resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no município de Ponta Grossa-PR, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino. A observação e o questionário foram os instrumentos utilizados na coleta dos dados. Participaram da pesquisa cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os resultados do estudo indicam que as metodologias empregadas pelos professores para o ensino do esporte não apresentam os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte de rendimento e que a maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição.