Resumo

Esta dissertação objetiva investigar e explicitar os sentidos que professores de Educação Física do ensino fundamental atribuem ao lúdico, com base em representações, conceitos e concepções presente no seu imaginário. Para tanto, recorreu-se à discussão das marcas lingüísticas observadas nos discursos dos professores por meio de entrevistas semi-estruturadas, examinadas de acordo com a metodologia da análise do discurso, encontrando diferentes sentidos que representam a compreensão de lúdico para estes profissionais, tais como criação, liberdade, brincadeira e jogo. Estes sentidos se entrelaçam em uma rede imaginaria que acalenta figuras míticas como as de Ícaro, Dioniso e Apolo, enriquecendo o cenário das aulas de Educação Física, o que sugere a expansão dos conhecimentos que norteiam a ação educativa, propondo uma comunhão com a ética e estética. Dentre os diferentes sentidos identificados, o lúdico como possibilidade de criação aparece com maior relevância no trabalho, o que sugere uma necessidade de busca pelo novo, pela emoção que brota do processo criativo - valorado nos instantes de escape da realidade - que presenteia com a sensação de liberdade e êxtase. Estas sensações também se fazem presentes na polissemia das marcas lingüísticas, que nos remete ao mitológico vôo de Ícaro. Foi observada, ainda, a beleza do brincar e os momentos mágicos do jogo, em que Dioniso e Apolo complementam-se, significando e re-significando a manifestação do lúdico; a ousadia de Dioniso na tensão, alegria, festa, e a organização e disciplina, mais próximas de Apolo. É neste universo de símbolos, mitos, ritos, bem como de ideologias e desejos, que se recomenda a todos os professores uma “viagem” rumo ao mundo do imaginário, o que proporcionará uma ação educativa mais generosa e sensível, aproximando a educação de um olhar mais humano, ético e estético, que ajudará a formar “homens cidadãos”

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