Sentidos de Pesquisa Para os Atores de Educação Física: da Mistificação Ao Imaginário Utilitário

Por: Edna Ribeiro Hernandez Martin.

0 páginas. 2000

Send to Kindle


.Resumo

Esta tese focaliza a concepção de pesquisa na Universidade Federal de Juiz de Fora, que aparece nos discursos dos atores da Faculdade de Educação Física. O nosso propósito é decifrar, no Imaginário Social deste campo focalizado, alguns sentidos de pesquisas que permeiam o seu cotidiano, sobretudo o da formação profissional. Nesta busca, nos apoiamos no campo de conhecimento do Imaginário social, sendo a configuração deste estudo norteada pelos pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa. Na perspectiva social dos "imaginários" os inspiradores são Pierre Ansart e Bronislaw Backzo. A metodologia utilizada é composta por um mosaico decifrado, as interpretações da discursividade baseiam-se na perspectiva da "Analise do Discurso", sob s ótica de Eni Puccinelli Orlandi (1993,1996a, 1996b e 1999) e fundamenta-se na "Analise Figurativa" da "Classificação Isotópica das Imagens", proposta por Gilbert Durant (1989) em "As Estruturas Antropológicas do Imaginário". Algumas marcas lingüísticas são desveladas nos discursos dos entrevistados: devaneio, no sentido das produções de idéias; formação, no sentido de ascensão, de verticalidade, de subir aos céus e aproximar-se dos ‘deuses’; interrogação, no sentido da dúvida ao se aproximar do desconhecido; e utilidade, no sentido de produtividade. A ancoragem dos sentidos de pesquisas remete-se ao imaginário mítico: em "Prometeu" a marca da intelectualidade e do saber, paradoxalmente sua pregnância é compartilhada com "Jano"o mito da bifronte, que sugere o passado e o futuro, mas também, a resistência e a rendição. A pesquisa aparece, no imaginário dos profissionais de Educação Física, como estratégia de intervenção e de utilidade imediata na sociedade. A esse imaginário escapa a crítica aos conhecimentos instituídos, sua mudança e sua renovação. Não se percebe interesse ela busca de novos conhecimentos para a própria área do saber, distorcendo-se a docência e sua formação. Esse imaginário revela concepções de uma faculdade voltada para a universidade operacional (CHAUÍ, 2000), voltada para si mesma.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1847&listaDetalhes%5B%5D=1847&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.