Resumo
Este estudo situa-se no campo da Pedagogia dos Esportes de Aventura e tem por objetivo propor uma sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola para o Ecoesporte. Estas habilidades são consideradas fundamentais para a prática recreativa e também para os estágios de formação e treinamento de atletas deste esporte. O Ecoesporte é uma modalidade esportiva nova, que teve origem na Orientação, e tem como propósito a educação integral realizada no meio ambiente natural. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi realizado um levantamento da literatura e analisados documentos de organizações esportivas nacionais e internacionais da área dos esportes de aventura, em especial a normatização e o ensino destes esportes. Com base na literatura e nos documentos analisados, foi elaborada um sequência de ensino para a navegação com mapa e bússola, orientada para as características e regras do Ecoesporte. A sequência conta com um pré-estágio e sete estágios, cada um com os seus respectivos exercícios. A etapa final do estudo consistiu na realização de uma experiência prática, onde os preceitos e os exercícios do pré-estágio da sequência de ensino, foram avaliados. Participaram desta etapa 78 alunos, de ambos os sexos, com idades de 11 a 13, dos 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicaram que esta parte da sequência de ensino é adequada para a iniciação à navegação com mapa e bússola no Ecoesporte.