Será que seguir as recomendações de atividade física, tempo de tela e sono aumenta a probabilidade de uma melhor percepção de saúde em adolescentes? Atividade física, comportamento sedentário, sono e percepção de saúde
Por Samanta Barbosa Feitosa (Autor), Maria Clara de Andrade Braga (Autor), Karoline Barreto da Silva Rocha (Autor), Eylla Cristina Vieira Freitas (Autor), Maria Deisyelle Sibaldina da Silva Almeida (Autor), Ozeas de Lima Lins Filho (Autor).
Resumo
Analisar as possíveis associações entre o atendimento isolado, combinado e integrado das recomendações de atividade física moderada a vigorosa, tempo de tela e sono com a percepção de saúde em adolescentes. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, realizado em escolas, com 576 adolescentes (14-17 anos) matriculados em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. Os dados foram obtidos por meio do questionário Global School-Based Student Health Survey. Regressões logísticas binárias foram realizadas para analisar a associação entre o atendimento das recomendações e a percepção de saúde. Resultados: O atendimento isolado das recomendações foi de 29,7% para atividade física, 23,8% para tempo de tela e 27,3% para sono. O atendimento combinado das recomendações foi de 8,5%, 6,1% e 8% para “Atividade Física Moderada a Vigorosa + Tempo de Tela”, “Tempo de Tela + Sono” e “Sono + Atividade Física Moderada a Vigorosa”, respectivamente. O cumprimento de duas ou mais recomendações esteve associado a uma maior probabilidade de ter uma percepção de saúde “positiva” (OR = 2,03; IC 95%: 1,19; 3,48). O cumprimento da recomendação de atividade física (OR = 1,59; IC 95%: 1,01; 2,50), a recomendação combinada de tempo de tela + sono (OR = 2,42; IC 95%: 1,01; 6,05) e o cumprimento da recomendação combinada de atividade física moderada a vigorosa + sono (OR = 3,35; IC 95%: 1,27; 8,84) demonstraram associação com uma percepção de saúde positiva. Conclusão: O cumprimento de duas ou mais recomendações, apenas da recomendação de atividade física ou da combinação de “tempo de tela e sono” e “atividade física moderada a vigorosa e sono” aumenta as chances de uma autopercepção positiva da saúde em adolescentes.